14/03/2018

Sobre o medo de recomeçar/ Über die Angst neu Anzufangen


Sobre o medo de recomeçar / Über die Angst neu Anzufangen

Por Albany Estrela Herrmann*


  
Não importa aqui em que contexto temos que recomeçar. Fato é que não é tarefa fácil ser obrigado a recomeçar do zero: por tristeza, por vergonha, por falta de motivação, por sentir-se sem chão, sem coragem, por falta de ambição ou depois de uma desistência.

Sair do buraco requer muita força. Força de vontade acima de tudo. Existem pessoas que acreditam que (Ditado popular alemão: “para se construir uma fortaleza, deve-se primeiro derrubar a “cabana”. Somente desta forma podemos ter a certeza de que aquilo que vamos construir não irá desmoronar.

Uma base fraca não pode sustentar densas estruturas. Tentar salvar uma “obra condenada” nem sempre faz sentido! Com certeza dá muito mais trabalho do que traçar uma nova planta e refazer o “desenho”. Vejamos alguns contextos para recomeçarmos:

1 – Recomeçar na profissão:
Às vezes escolhemos um curso técnico ou superior e no meio do caminho percebemos que nos enganamos nesta escolha. E partimos para uma nova tentativa em busca daquela profissão que nos satisfaz. A questão não é só ganhar dinheiro, pois não há coisa pior do que ter que trabalhar com algo que detestamos só para poder pagar as contas no final do mês.

2 – Recomeçar a vida de casal:
Depois que os filhos crescem e se tornam independentes, os pais passam a viver sozinhos outra vez. Nossos filhos não são nossas propriedades! Eles desapegam um dia dos pais e passam a viver as próprias vidas.

O problema ocorre quando os pais esquecem que antes de mais nada, antes de serem pais, eram um casal. Muitos passam a viver para os filhos e quando estes vão embora de casa, eles já não sabem mais viver sozinhos. Eles desaprenderam a viver a vida deles a dois.

3 – Recomeçar depois de uma doença grave:
Quando uma pessoa vê a morte de perto e se depara com a famosa luz no final do túnel, ela passa a enxergar a vida de outra forma.
Percebemos que o nosso tempo para ser feliz é limitado e que desperdiçar isso é burrice! Pense bem na maneira como você está utilizando seu tempo de amar e seu tempo para ser feliz!
No fim de nossa estrada terrestre, o que permanece são os sentimentos e nossos valores. Não siga o caminho inverso valorizando somente a matéria.

4 – Recomeçar a acreditar em si mesmo:

Existem pessoas que acabam por acreditar em coisas que ouvem por aí.  Este processo de sugestão negativa corroi a alma, destroi sonhos e aniquila pessoas fracas. Frases como:
- Você é burra! Você é gorda! Você não vai conseguir mesmo… Isso é perda de tempo!
Ela funciona como a última martelada sob um prego. O segredo aqui é ser auto-crítico o bastante para diferenciar a maldade da verdade. Você tem que reconhecer se está dando um passo maior do que suas pernas! Se você confia e sabe do que é capaz, nada, nem ninguém, pode te impedir de conseguir alcançar o seu objetivo. Resete a negatividade e vá à luta!
5 – Recomeçar depois de anos de dependência:
Quando um relacionamento inicia, costumamos prometer certas coisas que posteriormente, ou não cumprimos ou então nos arrependemos de ter prometido. Coisas tipo, eu vou ser mãe e dona de casa. Vou me dedicar só à família. O marido promete ser o provedor e sustenta a família com seu salário.

Fato é que as coisas mudam com o tempo e ninguém sabe o dia de amanhã. Não podemos voltar com o relógio de nossas vidas e na minha opinião particular, um homem que sugere isso, quer ter o controle absoluto de tudo em casa. Eu vivi isso com meus pais e observei isso de perto.

Quem se sujeita a isso, irá perceber de forma dolorida mais tarde quanto tempo ficou sem pensar em si mesmo e se arrepende. Essa pessoa tem que aprender a “engatinhar na vida” enquanto adulto!

6 – Recomeçar depois de uma morte:
Eu conheci um homem que estava começando a se relacionar com uma amiga minha. Ele nos convidou para um café da tarde na casa dele. Chegando lá, ele nos mostrou os cômodos da casa até que parou em frente de uma parede com muitas fotos.

Em quase todas elas vimos uma mulher loira, bonita e sorridente. Sem que eu precisasse indagar quem era a mulher, ele disse: - Essa foi a minha esposa que faleceu durante o parto do nosso filho. Meu filho vive com os avós, pois eu fiquei muito mal depois de tudo que aconteceu.

Pensei: - Ele ainda não superou esta perda e venera esta mulher morta com esta espécie de altar mórbido em casa! Isso não é normal! Ele precisa recomeçar a viver outra vez!

7 – Recomeçar depois de um fracasso:
Quem não sonha em ter o próprio negócio? O problema aqui é que nem todo mundo nasce com dons administrativos empresariais. Não basta só ter dinheiro para abrir uma loja, equipá-la e achar que o sucesso é certeiro. Ele não é! Ser seu próprio patrão requer de você muita responsabilidade, muito controle, pesquisa, planejamento, organização, capacidade de negociação e outras habilidades necessárias para se ter um negócio de sucesso.
A falência de uma empresa reflete nada mais, nada menos, que problemas graves ocorreram e que eles foram o motivo do “barco ter afundado”. Aprender com estes padrões errôneos para não fracassar novamente, heis a questão.  O que acontece comumente nestes casos, é que se coloca sempre a culpa nos outros: nos fornecedores, nos funcionários, no azar, enfim, reconhecer o que fizemos de errado e refazer os planos é primordial!
8 – Recomeçar em outro lugar:
Nem sempre o problema é de questão geográfica. Quando saimos de um lugar, os nossos problemas vão junto com a gente! Mudar de casa, de cidade ou de país não vai resolver determinados problemas em sua vida.

Se você leva na sua bagagem determinados problemas, cedo ou tarde eles vão se manisfestar neste outro lugar também. Não adianta aqui querer tentar “varrer a sujeira para debaixo do tapete”. A melhor tática é recomeçar dentro de você!

9 – Recomeçar do fundo do poço:
Penso aqui em pessoas do tipo aquelas que: perderam o emprego, o parceiro ou vivem sem amigos e afastadas da família. É comum ouvir: - Eu perdi tudo! Minha vida acabou…

Uma vez eu fiz uma oração silenciosa e pedi:

- Vou tentar pedir desculpas e reatar o contato com todas as pessoas que briguei e não falo mais. Nem eram tantas assim. Eram apenas duas pessoas…

Pensei: - Independente de quem está com a razão, pois cada um tem mesmo a sua versão particular dos fatos, eu quero paz!

Hoje eu falo socialmente com elas e respondo educadamente, mas realmente não as vejo mais hoje com meus olhos de antigamente. Essas pessoas me prejudicaram e eu pude ver de longe que a lei do retorno ou quem sabe a Justiça Divina, as fez pagar o preço por seus atos maldosos.

Eu tentei apagar dentro de mim tudo que aconteceu. Não me vinguei. Não revidei. Meu maior prazer foi evidenciar que elas precisaram de minha ajuda posteriormente e que eu tinha a opção ou de ignorar um pedido de ajuda ou de apagar em mim os sentimentos ruins que até então tinha conservado na memória.

Resolvi me libertar disso e ajudar mesmo sabendo que um dia poderia me arrepender de novo. Eu fui maior do que toda energia negativa e percebi no olhar delas o arrependimento. O mundo dá voltas! E eu provei minha superioridade desta forma. Foi a melhor forma de me vingar que já encontrei na vida! Sendo superior!

10 – Recomeçar algo melhor:
Nem sempre um recomeço se dá porque alguma coisa ruim aconteceu anteriormente. Existem pessoas que gostam de se reinventar e de testar coisas novas. Outras querem aprimorar seus conhecimentos, conhecer gente, lugares ou têm ideais de vida distintos.

Na verdade é uma combinação entre amar o “velho” tanto quanto se ama o “novo”. Eu sou totalmente a favor de não nos prendermos à valores ou condições desfavoráveis por pura acomodação desde que se na busca pelo melhor, eu não venha a oferecer riscos ou exponha minha família para tanto.

Summa summarum:

Recomeçar é também o pesar das consequências. Deve ser uma escolha segura, pensada e coerente em nossas vidas.


Se você gostou, compartilhe e repasse meu link! 

E obrigada por visitar meu blog!!!

* Professora de Alemão  (Deutsch als Fremdsprache DAF, com certificado do MEC Ministério Alemão - BAMF-Zulassung) e Português para Estrangeiros (PLE Universidade de Tübingen),  Licenciada em Letras Português e Alemão pela Universidade Federal Fluminense do Rio de JaneiroMestre em Filologia Românica pela Eberhard Karls Universität de Tübingen 



6 comentários:

Alberto Neto disse...

Bela reflexão.

Albany Estrela Herrmann disse...

Obrigada pela visita! :)

Anônimo disse...

I think that is among the so much vital information for me.

And i am happy reading your article. However should remark on few
normal issues, The site taste is great, the articles is truly nice :
D. Good activity, cheers

Albany Estrela Herrmann disse...

Thanks for your comment. I don't understand all the things you were trying to say, but anyway, thanks for reading it!

Anônimo disse...

Awesome! Its actually amazing paragraph, I have got much clear idea
regarding from this post.

Albany Estrela Herrmann disse...

Thank you very much for visiting my blog!