03/03/2018

Sobre o amor verdadeiro - Über die wahre Liebe

*Por Albany Estrela Herrmann


Mas o que é de fato este tal de Amor Verdadeiro? Será que ele existe mesmo? Será que achei a pessoa certa para mim, a minha outra metade da laranja? Será que o Amor Verdadeiro só ocorre uma vez na vida? Vamos conversar a respeito:

1 Amor não é dependência. Nem financeira, nem muito menos sentimental. Para se amar alguém de maneira plena é preciso, antes de mais nada, estabelecer todos os limites emocionais. Amar não é sofrer. Todo Amor tem que obedecer o que determinamos como nossos limites e o parceiro não deve exceder o que foi estabelecido. Isso varia, claro, de pessoa para pessoa e de relação para relação.


2 Amar é ter a consciência de que você e seu parceiro também têm defeitos. Aceitar o que o outro é em sua essência, seja lá qual for ela, é primordial.

3 Amar não é uma obrigação. É uma escolha livre. Amar é sentir-se livre. A escravidão sentimental não é Amor.

4 Amar é enfrentarmos juntos impasses que surgem ao longo da vida.

5 Amar é respeitar a pessoa que está ao seu lado. Mesmo que o Amor tenha acabado, fica ainda o respeito. Todo jogo possui regras. No Amor não é diferente. Ninguém precisa se sacrificar, se diminuir ou se anular em prol dele.


6 Às vezes chega o tão temido momento em que temos de reestabelecer prioridades em nossas vidas. Eu quero ser feliz!! Ok. Mesmo que eu tenha que renunciar a este atual Amor para que isso aconteça?

7 O Amor vem de onde menos esperamos e quando nem estamos procurando por ele. Forçar a barra não funciona. O que acaba acontecendo é a infelicidade. Estar com alguém só para não estar sem ninguém não é a solução! O que de fato acontece é mentir para nós mesmos e ignorar nossos critérios particulares. Ex.: Eu gosto de uma pessoa extrovertida. Cada pessoa tem uma ideia do que gosta e do que a faz feliz. Não ignore ou abandone seus princípios.

8 O Amor transforma. Querendo ou não, ele nos transforma. Ele nos dá força. Nos dá coragem. Ficamos parecendo o Popeye depois de comer espinafre. Ah como estou pleno de sonhos, de energia, de sentimentos, e de felicidade! Me segure, senão sou capaz de entrar em órbita! Ah como é bom rir à toa! Como é bom se sentir em estado de graça! Ah como é bom terminar todas as frases com pontos de exclamação!!! O Amor invade e fim! - como diz Djavan.

9 Pergunta: - Só se ama de verdade uma vez na vida?

Minha resposta é uma contra-pergunta:

- Uma mãe só ama seu primeiro filho? Ela fecha seu coração depois do primeiro filho? Não! Por mais estranho que seja, há casos em que o Amor, se dividido, só aumenta! O Amor nada mais é do que uma marca cósmica que passa e deixa um rastro nas nossas vidas. Isso não acontece com frequência, de fato...

10 Mas e o tal de Amor de Verdade? Ser feliz até que a morte nos separe? Mas como saber então se o que eu estou sentindo agora é amor, ou é paixão ou apenas uma empolgação?

Esse é o homem da minha vida! Essa é a mulher da minha vida! Será?

Mas como eu posso dizer hoje o que a Albany de vinte anos depois vai estar sentindo? Como eu posso ter esta certeza agora de que o que eu sinto não vai mudar com o tempo? E que essa pessoa vai me fazer feliz mesmo e até o fim? Foi o destino que trouxe essa pessoa para mim? Foi um plano de Deus estabelecido mesmo antes que eu a conhecesse?

Um Amor Platônico é tão arrebatador quanto um que foi consumado? Ou este Amor Platônico é o Amor na esfera dos sonhos? Ele só pode se concretizar ali, nesta dimensão?

Nós mesmos mudamos ao longo de nossas vidas: nossa aparência física ou nossas preferências, por exemplo. O que eu gostava enquanto criança, hoje já não gosto mais. Isso vale também para os nossos sentimentos? E o que me levou a mudar assim? Será que posso deixar de amar alguém na medida em que eu vou vivendo meu processo particular de desenvolvimento? Isso é amadurecimento?

O Amor funciona mais ou menos como o processo de se escrever um livro. Necessitamos de um tempo, um espaço, um enredo, um contexto, uma razão de ser e ainda, necessitamos dos atores principais. O problema é que tudo isso por si só e com relação aos outros itens isoladamente, tudo é volátil. Tudo muda com relação a tudo e com frequência.

Desafio: - Se você me ama de verdade, então me prove isso agora!!

Mas como? Se nem mesmo eu sei porquê te amo!!!

O Amor acontece. Arrebata. Atravessa. Marca. Muda. E isso é verdadeiro na vida de todos nós...

O Amor Verdadeiro não é aquele que queremos encontrar ou sentir, mas sim aquele que existe independente de você querer.

Se você gostou, compartilhe e repasse meu link! 

E obrigada por visitar meu blog!!!



* Professora de Alemão  (Deutsch als Fremdsprache DAF, com certificado do MEC Ministério Alemão - BAMF-Zulassung) e Português para Estrangeiros (PLE na Universidade de Tübingen),  Licenciada em Letras Português e Alemão pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro e Mestre em Filologia Românica pela Eberhard Karls Universität.

Nenhum comentário: