24/05/2013

Uma brasileira na Alemanha


Por Albany Estrela Herrmann* 
 
Aqui vai uma listinha de curiosidades. Para quem vive entre duas culturas como eu, vai com certeza se ver em algumas das observações que fiz. Brasil x Alemanha, ein Vergleich:


1-Se o trem ou o ônibus atrasa 5 minutinhos, isto já é motivo para reclamar…Imaginem a gente no Brasil que não tem horário-placa no ponto do ônibus e “only God knows - e o fiscal da empresa local - quando o próximo ônibus vai chegar! 

2-Assoar o nariz em qualquer lugar, inclusive, à mesa é normal. E não são nada discretos. Ouvir os sons de um trompete nada agradável e de substâncias saindo de um nariz e indo parar num lenço de papel quando você estava se preparando para abocanhar o seu sanduba preferido...

3-Não existe o hábito de se tomar banho todos os dias ou várias vezes ao dia: - Faz mal para a pele ;.) diria o alemão econômico como desculpa para não tomar banho. Se isto fosse verdade nós (brasileiros) teríamos que fazer, no mínimo, dois transplantes de pele por ano! Ah tá! Faz mal, é?

4-Ciclovias por todo o país. Ciclistas que atropelam todo mundo tipo motorista de ônibus que está atrasado no Rio de Janeiro. Andar de bicicleta na chuva ou na neve ou em temperaturas negativas é normal, pois se economiza gasolina e estacionamento, se evita a poluição do ar e etc... No Brasil ciclovia só em pontos turísticos e olhe lá.

5-Pedestre sempre têm prioridade e os carros param para você atravessar. No Brasil o pedestre obedece ao lema: - Salve-se quem puder! E tem que correr ao atravessar a rua, principalmente em se tratando de transportes públicos. Mesmo se o sinal estiver verde para o passante, o que conta é se o motorista vai passar ou não vai passar. O sinal é puro detalhe!

6-No verão alemão cada metro quadrado de grama nos parques ou praças é disputado a tapas. E encontrar pessoas “trocando de roupa” ao ar livre é normal. Eles odeiam ficar com a roupa de banho molhada. Mas se eu trocar de roupa cada vez que vou dar um mergulho, tenho que levar um guarda-roupas dentro da bolsa? 

7-As saunas mistas aonde mulheres e homens ficam sem roupa juntos é natural. No Brasil a palavra “sauna” significa “suruba” e normalmente quem frequenta este tipo de lugar, morre negando e sem admitir que frequenta.

8-Andar de metrô, trem ou bonde sem fiscalização alguma. Caso você seja pego sem a passagem, a multa é de 40 euros e eles anotam seus dados em um livrinho/cadastro. 

9-Quando se é convidado a visitar alguém, a pessoa que foi convidada leva algum presentinho: um vinho, flores ou alguma coisa qualquer para agradar… No Brasil, a pessoa que convida é quem faz uma torta ou compra alguma coisa especial para oferecer para sua visita.

10-Muitos alemães perguntam se você já esteve na Amazônia, se sabe sambar ou jogar futebol igual ao Pelé. Outra coisa são as perguntas mais que exatas: Quantos metros de altura, peso, estado civil tem o Cristo Redentor? Qual é o nome do tipo de pedra aonde o Pão de Açúcar está e por quê esta pedra e por quê lá? Quantos grãos de areia têm na Praia de Copacabana? Sei lá! Normalmente ninguém sabe ao certo, nunca parou para pensar nisso ou se já soube um dia, esqueceu de novo!

11-Tomar café e chá sem açúcar é normal. Ai, “de amarga já chega a vida”! 

12-Não é comum ter empregada doméstica. No máximo, existe uma faxineira ou diarista. 

13-Todo remédio é obtido com receita médica e é gratuito para crianças de até 6 anos de idade. No Brasil, as empresas farmacêuticas iriam falir com a quantidade de filhos que os brasileiros têm…Se bem que nos últimos tempos diminuiu consideravelmente, mas as nossas estatísticas não mostram resultados tipo: Para cada casal aqui 1,5 filho? Meio filho? Hein??

14-Muita coisa é feita no esquema “Do it yourself”, porque a mão de obra é muito cara. Pintar paredes e montar móveis, renovar coisas e etc… Aprendi a me virar e a fazer muitas coisas sozinha por aqui!

15-Os alemães fazem o número 3 com a mão usando o polegar, o indicador e o dedo médio. Tipo um ET fazendo uma saudação ao pousar na Terra? E o número 1 é o nosso polegar do „tudo jóia” só que deitado! O número 2 é a letra L do alfabeto dos surdos-mudos e o número 4, ah isso é coisa de contorcionista!


 16-Estudante universitário alemão recebe ajuda financeira para estudar, o Bafög. O salário-família (Kindergeld) pode ser pago até a “criança” completar 28 aninhos de idade!

17-O sistema de notas na Alemanha é diferente e não vai de 0 a 10 como o nosso, mas de 1 a 6 e decrescente. A nota mais baixa é o 6 e a mais alta é o 1.

18-O ano letivo começa em julho/agosto. As férias escolares não são iguais para todo o país.

19- O aniversariante do dia é quem leva o bolo para os colegas de escola/faculdade/trabalho.

20-O feijão com arroz de cada dia para os alemães é a batata. Em todas as variações possíveis e imagináveis! Kartoffelsalat, Folienkartoffel, Kartoffelpuffer, Schupfnudel, Kartoffelsuppe, Kartoffelbrei, Kartoffelgratin, Kartoffelbrot, Kartoffel mit Kartoffelbeilage, usw!

Claro que existem muitas outras coisas interessantes, mas talvez essas sejam as que mais me marcaram. A lista é praticamente infinita, mas no momento vou parando por aqui.

* Professora de Português para Estrangeiros na VHS de Stuttgart,  Licenciada em Letras Português e Alemão pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro e Mestre em Filologia Românica pela Eberhard Karls Universität de Tübingen, Alemanha.

Nenhum comentário: