19/07/2013

Sobre a vaidade da mulher brasileira / Über die Eitelkeit der brasilianischen Frau

Por Albany Estrela Herrmann*

Meninas! Temos que admitir que não existe mulher mais vaidosa no mundo do que a brasileira. Independente da faixa etária, nunca estamos satisfeitas com a nossa aparência física. Ser mulher não é tarefa fácil! São muitas coisas para cuidar de uma só vez: dietas constantes, malhação na academia, Pilates, musculação, depilação, manicure, tratamentos de cabelo diversos e etc…

Quando assisto TV a cabo (brasileira) e me deparo com as bailarinas de determinados programas de auditório, penso: - Elas mais parecem gorilas de saia! Que pernas enormes e musculosas demais! Sem falar no silicone que quase todas usam… (No judgement!). Eu não acho bonito ficar parecendo a filha do King Kong e malhando com cargas pesadíssimas para manter este visual! Prefiro pular corda, fazer caminhadas na praia, subir e descer as escadas do prédio várias vezes a pé e procurar evitar exageros…

Muitas de nós temos um skinny jeans no fundo do armário que não cabe mais; nem em pensamento, mas que continuamos guardando e alimentando a esperança por dias mais magros em que ele vai caber de novo. E como num passe de mágica (plim!), ele vai fechar e eu não vou desmaiar na rua sem poder respirar…

Num balanço geral, toda mulher brasileira é vaidosa sim! Umas pouco e outras muito. Ser mãe, tia ou avó ou o fato de estar um pouco acima do peso, não são motivos para se andar por aí como um Bigfoot. Eu acho muito legal aquela velhinha que não sai de casa sem um batonzinho nos lábios ou que sempre vai fazer as unhas no salão…

Todo ano quando vou visitar a minha família no Brasil, me deparo com novas técnicas ou com uma nova nomenclatura “belezal” que ainda não conhecia: escova de cristal, de chocolate, japonesa, marroquina, progressiva, inteligente, banho de queratina, banho de lua e por aí vai…Fiz uma listinha de cuidados de beleza femininos que me chamam a atenção tanto no Brasil quanto na Alemanha. Dedico este post ao público feminino! Vamos lá:

1 - Raspar ou depilar as axilas

Julia Roberts e o Movimento Hippie que nos perdoem, mas uma “raspadinha ou depiladinha” semanal ou mensal, é fundamental. Ninguém gosta de sair com uma pessoa que tem o apelido “suvaquinho de cobra”. É uma questão visual-estético-odorífera…



Agora falando sério e falando um pouco de etimologia lexical: Trata-se aqui de uma expressão usada antigamente, alterada da frase original “mais sovado do que buraco de cobra”, dando-se a entender que o entra e sai da cobra em seu buraco, deixava o solo sovado. Como cobra não tem braço, o “suvaco de cobra” passou a significar hoje em dia uma coisa (ou lugar) muito feio, pobre, absurdo ou estranho e que não se vê normalmente.

2 – Pernas, sobrancelhas e buço cabeludos

Nem mesmo os famosos escapam, como vimos no item 1. Aqui podemos ver a filha da Madonna que mais parece o bebê mau dos Simpsons:

Nem vou colocar fotos da área do biquini (Bikinizone) para não chocar vocês. As imagens podem causar pânico, náuseas e tonturas em algumas pessoas...

3 – Peito caído sem sutiã

Muitas europeias não são chegadas a usar um sutiã. Já vi inúmeras vezes mulheres assim no verão europeu. Depois de uma certa idade e estilo de vida, a lei da gravidade é fatal! Eu particularmente preferiria mil vezes um sutiã apertado, mas que colocasse as “coisas em seus devidos lugares”.

Existem tantos modelos legais no mercado que até valorizam um outfit. Outra coisa é que na Europa faz frio e ninguém gosta de ficar andando pelas ruas “de farol aceso” o tempo todo. Verdade ou mentira? Quem está com tudo em cima, tudo bem… Mas assim é muito feio. Como diria uma tia minha: - Bolas de gude dentro de uma meia-calça!


4 – Algumas mulheres usam, mas é assim:

5- Unhas

Adoramos fazer as unhas! Parece que o esmalte nas unhas tem o poder de levantar a nossa moral. Incrível como uma coisa tão simples, causa efeitos benéficos no mulherio do Brasil varonil...

6 – A nossa eterna luta contra a balança

Nosso dilema! Festinhas de fim de ano, festas de aniversário, almoço ou jantar de negócios... O que não faltam são oportunidades para que se saia da “linha”. Principalmente no inverno, adquirimos uns quilinhos que com o passar dos anos são bem difíceis de se perder... Mas cá entre nós, viver se privando das coisas gostosas da vida o tempo todo é horrível...

Qual é a mulher que nunca ficou de mau humor porque está de dieta e em vez de comer aquele bifão suculento tem que se contentar em roer uma cenoura crua? Ou comer toneladas de alface acompanhado de uma garrafona de água?

Quem quer ser bonita tem que sofrer - diz o ditado alemão (wer schön sein will, muss leiden). Em termos, eu diria... Eu procuro fazer uma mistura saudável entre o famoso “pé na jaca” e dietas para “correr atrás do prejuízo”. Com o passar dos anos temos que suar muito mais para perder muito menos. Isto é fato! Uma coisa que eu costumo fazer aqui na Alemanha é deixar o carro em casa e usar a bicicleta. Economizo na gasolina, deixo as pernas durinhas, não preciso pagar estacionamento e etc...


7 – Verão chegou! Alarme anti-celulite!

Geralmente quem está acima do peso também sofre deste problema. Celulite em alemão se chama Orangenhaut (pele de laranja), por causa daqueles furinhos na casca da laranja. Existem muitos cremes a base de cafeína que prometem mundos e fundos. Eu acho que o único remédio é fechar a boca e emagrecer mesmo. A gordura em excesso vai embora levando com ela a celulite.

Já ouvi dizer que existem tratamentos com ultrassom localizado que acabam com as células de gordura localizada. Não conheço ninguém que já tenha usado isso e comprove. Eu continuo achando bom demais para ser verdade... Existem também as injeções que derretem gordura...

Outro dia vi um vídeo no youtube de uma doida que comprava um kit destes nos USA e aplicava na barriga para dissolver a gordura. Li que o princípio ativo destas injeções é uma enzima da soja. Bem, o que não falta no Brasil é soja (até exportamos ela), né? E por que pouca gente usa isso no Brasil?

8 – Marombada demais

Já falei dos programas de auditório logo no início deste post... Bem parecido com esta foto abaixo. Quando a mulher fica mais forte do que o próprio parceiro é muito estranho. Este visual “triângulo invertido”, assusta muito homem por aí. Como tudo na vida, há quem goste...


9 – Bumbum tridimensional


O bumbum sempre foi a mania nacional e acho que sempre vai ser, mas convenhamos que o povão está perdendo a noção de estética... Nem sempre mais, é melhor!!! Que coisa horrível! Eu conheci uma pessoa que fez isso injetando um líquido deveras duvidoso. E foram litros e litros para chegar a este tamanho! Eu lembro aqui dos escândalos com o silicone líquido. Lembram daquelas pessoas que injetaram isso no peito, rosto, bunda e etc? O silicone correu pelo corpo, causou rejeições e inflamações!

10 – Tratamentos de beleza no Brasil:

Uma coisa é certa, se você quer mudar alguma coisa em você, seja lá o que for; faça por você e não para agradar alguém. Existem tratamentos menos invasivos, alternativos e para todo tipo de bolso e conta bancária. Todo médico deve ser sincero quanto aos desejos absurdos de algumas pacientes. Nem tudo serve para todo mundo e nem tudo fica bem em todo mundo.

Tudo aquilo que te incomoda, desconforta ou aquilo que podemos melhorar, é válido! O propósito da cirurgia plástica é melhorar a qualidade de vida das pessoas, então se joga! 


Se você gostou, compartilhe e repasse meu link! 

E obrigada por visitar meu blog!!!

*Professora de Português para Estrangeiros na VHS de Stuttgart, Licenciada em Letras Português e Alemão pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro e Mestre em Filologia Românica pela Eberhard Karls Universität de Tübingen, Alemanha.
 

3 comentários:

Raimundo Luís Godinho disse...

Escova de chocolate? Tem certeza de que é para passar no cabelo? Eu, que sou desprovido de capilaridade, comeria...

Mulher musculosa, realmente, não dá. Certas "musas" estão mais pra zagueira do Botafogo do que, propriamente, dançarinas, de tão musculosas.

Que me perdoem as peludas, mas depilação é fundamental...

Cá entre nós: deve ser trabalho ser mulher, hein!

Albany Estrela Herrmann disse...

As musas das escolas de samba estao cada vez mais musculosas!!! Verdade! Sao poucas as que mantém o visual "normal"...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.