14/06/2013

Meu Top 10 - Costumes na Alemanha


Por Albany Estrela Herrmann* 

Esta lista foi feita de acordo com aquilo que eu penso que é bem diferente da minha realidade e daquilo que eu conheço. Com algumas destas coisas não consigo me acostumar até hoje... O que eu estou relatando aqui são costumes que não representam os costumes em geral da Alemanha. Alguns costumes são específicos e regionais:

1-      Usar sandálias com meia. Sei que é horrível, mas... eu também uso, só que dentro de casa e aqui na Alemanha (risos)! 


Sandálias com meias

2 – Atender o telefone e falar o sobrenome. Bem, se você mora aqui tem que dançar conforme a música, mas acho meio ilógico isso... Se a pessoa ligou para mim, discou meu número, então é porque ela sabe quem eu sou e eu não preciso dizer quem sou de novo... 

3 – Limpar o nariz à mesa na hora da refeição (já tinha falado disso num post anterior em “Uma brasileira na Alemanha”).

4 – Beber água com gás, o famoso “Sprudel”. No início eu sofri um bocado com isso, mas agora eu bebo qualquer marca. Com ou sem gás.

5 – Campeonato de barba e bigode o “Bart-Wettbewerb”. Tem gosto para tudo nesta vida...
Que coisa feia...

6 – Sauna e piscina “Textilfrei” significa que você só pode nadar ou entrar na sauna como você veio ao mundo. Isto quer dizer que nem umas toalhinhas para tampar os nossos “tchans” são permitidas. Já fui colocada para fora de uma, porque não estava sem roupa!

7- Usar a palavra “refeição” como “bom apetite”. Em casa se diz “Guten Appetit”, mas no trabalho é “Mahlzeit”. Duas maneiras para se dizer a mesma coisa...
                 
8 – Começar a falar alemão errado com você quando sabem que você é estrangeiro. Já aconteceu comigo várias vezes e ainda acontece... Diálogo original: 

Alemão:    -  Du mich verstehen???? Ich Tarzan, du Jane! 
                     Du machen!
Albany:  - Sie können ganz normal mit mir reden. 
       Ich habe überhaupt kein Problem mit der  deutschen Sprache!!!
Alemão:  - Ach so?!
Albany:   - Ãhan...

Tradução do diálogo acima:

Alemão:  - Você me entender???? Eu Tarzan, você Jane! 
                  Você fazer!
Albany:  - O Senhor pode falar comigo normalmente. 
                 Eu não tenho problema algum com a língua alemã!!!
Alemão:  - Ah é?!
Albany:   - Ãhan...

9 – Pagar contas em cash, certinha até o último centavo e ainda; só com moedas. Geralmente é uma velhinha que não exerga muito bem. Brasileiro geralmente joga as moedas no fundo da bolsa e paga só com as notas. As moedas vão parar no cofrinho...

10 – A “Kehrwoche” dos suábios. Típica do sul da Alemanha significa que em um prédio ou casa com vários apartamentos, a limpeza semanal é dividida entre os moradores. Esta inclui todas as escadas, o hall de entrada e todos os corredores. Quem tem uma plaquinha destas pendurada na porta de casa é porque é o faxineiro da vez: - I don`t "kehr" rs rs rs...


 Desejo a todos um bom fim de semana e para quem curte, até a próxima sexta! Albany :-)

* Professora de Português para Estrangeiros na VHS de Stuttgart,  Licenciada em Letras Português e Alemão pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro e Mestre em Filologia Românica pela Eberhard Karls Universität de Tübingen, Alemanha.

12 comentários:

Unknown disse...

Adorei !!! É realmente isto que acontece, mas a água com gás nao gosto mesmo, e demorei para entender o “Mahlzeit” mas o tempo sempre é o senhor da razao e relativo ao idioma somente com o dia a dia e o tempo !!! Parabéns pelo blog!!!

Denyhexenschuss disse...

hahahahahahaha sandália PAPETE Do Seninha é óóótimo!!!!!!!!!!!Morri de rir!!!Mentira que vc usa isso aqui! O.o Mas nem aqui eu uso, me recuso! :P

Adorei o post! :D
Bjo

Albany Estrela Herrmann disse...

Nem todo mundo é perfeito, Deny! rs rs rs Eu amo Birkenstock!

Raimundo Luís Godinho disse...

Queria escrever em alemão mas, como não sei, fica o registro em português mesmo...

Albany Estrela Herrmann disse...

Obrigada e volte sempre! Albany :-)

Raimundo Luís Godinho disse...

Eu uso chinelo com meias aqui no Brasil: hábito só meu... rsrsrs

Albany Estrela Herrmann disse...

Obrigada, Rai! Ter uma opiniao sua, de jornalista e profissional da area, é para mim muita honra! O meu humilde blog está de bracos abertos para receber e fazer amigos...

Raimundo Luís Costa disse...

Limpar nariz à mesa, coisa mais esquisita... rsrsrs

Albany Estrela Herrmann disse...

E nao é???? Também acho! :-)

Alberto Neto disse...

Imagino a sua cara quando se deparou pela primeira vez com um sujeito limpando o nariz à mesa como se fosse a coisa mais natural. kkkk

Albany Estrela Herrmann disse...

O jeito é respirar fundo e fingir que nao ouviu (nem viu) nada rs rs! Abraco, meu amigo de escola!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.