17/10/2013

Sobre a cozinha alemã/Über die deutsche Küche


Por Albany Estrela Herrmann*


Existem coisas que são bem diferentes para nós brazucas em se tratando da culinária na Alemanha. Como eu adoro cozinhar e adoro fazer bolos artísticos, escolhi este tema para falar. A cozinha alemã varia muito de região para região e eu estou observando de uma forma geral...

Minha área de trabalho e minha casa é o sul da Alemanha, mas resolvi fazer um mix para vocês dentro de um tema. Este é o top ten daquilo que eu não curto. A próxima lista será das coisas que eu adoro!
 
Eis que publico mais uma de minhas listinhas:

1 – Mett:



Prato típico alemão que é uma carne moída crua para passar no pão. 

Quem gosta de kibe cru, vai gostar do Mett numa boa…

2 – Harzer Käse:


 
 
Este queijo borrachudo, sem gosto e sem graça tem só 0,1% de
 
gordura, mas também 0,0% de sabor! Assim é mole ficar 
 
magrinha…

 
3 – Dätsch-Weckli:
 


 
Este aqui tem vários nomes: Negerkuss-Weckle, Mohrenkopf-brötchen, Schaumkuss-, Schokokuss- e por aí vai…Pega-se um pãozinho comum, salgado, de padaria e coloca-se  um chocolate destes no meio. Depois com a mão em cima fazemos Platsch! e está pronto o sanduba mais estranho que já vi! Amassam o coitado no meio do pão e depois comem tudo junto como sendo o recheio…

Separados, sim!!!

4 – Honiggurken:

Pepino em conserva, o pickles dos Americanos, só que com mel.

5 – Schmalzbrot:


  
Peraí! Pára tudo agora!!! Tão me confundindo com cachorro husky ou com passarinho que inventa de ficar na Europa durante o inverno? Ter que comer aquelas bolinhas com sementes e gordura para sobreviver? Pão com gordura?

- EEEEEECCCCCAAAAA!
E ainda dizer: - Es regt die Verdauung an!!! Es regt alles an (Durchfallalarm)!

-Estimula a digestão? Estimula tudo (Tô sem freioooo)!

Me revira o estômago, isso sim! Por mais que se enfeite o prato com uma cebolinha aqui, outra acolá, um temperinho verdinho e se use, na maioria das vezes, o pão preto – que eu adoro… sem condições físicas e psicológicas para encarar isso aqui…

Tudo bem que pobre quando está com fome, come até pedra ensopada, mas eu não consigo nem olhar para um negócio destes sem que eu tenha ânsia de vômitos…

6 – Sauerkrautsaft:
Suco de chucrute. Nesta onda de smoothies, a onda agora é suco de legumes. Só conhecia o de tomate e isso só dentro do avião…

Acho que os passageiros pensam:
- Se eu morrer nesta viagem, quero primeiro provar este treco e ver se é bom mesmo…

Se é chique beber suco de tomate, quero morrer “in”…

Eu passo! Suco de tomate para mim, só no molho do macarrão e olhe lá…

7 – Spezi:
Quem nunca brincou disso quando era criança? De misturar Coca-Cola com Fanta em festinha de aniversário e beber achando que inventou uma bebida nova.

Aqui é uma bebida que é vendida pronta!

8 – Rollmops:
Uma sardinha metida à besta que vem enroladinha dentro de um vidro de conserva. Servido frio mesmo.

9 – Sülze:

 
Carne ou legumes que são „fossilizados“em gelatina transparente. Outro prato que é servido frio.

10 – Saumagen:

Last but not least, foi quando eu trabalhei para a empresa Recaro de Kaiserslautern (Rheinland-Pfalz) que conheci este prato aqui, o intestino de porco recheado (yuck!!!). Não tive coragem de provar até hoje, pois a repulsa era maior do que tudo…

No Brasil eu também não curto miúdos e sendo assim, este “graúdo” aqui não desce de jeito e maneira…

* Professora de Português para Estrangeiros na VHS de Stuttgart, Licenciada em Letras Português e Alemão pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro e Mestre em Filologia Românica pela Eberhard Karls Universität de Tübingen, Alemanha.
 
 

Nenhum comentário: